A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir. A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) realiza-se preferencialmente em posto de trabalho, ateliers, empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências, de trabalhos pontuais ou sob a forma de estágio. (in ” Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional”)
Na nossa Empresa promovemos a utilização da abordagem baseada em resultados de aprendizagem (RA) e a ideia que as qualificações devem ser progressivamente traduzidas em competências resultados.
Na Formação em Contexto Real de Trabalho orientamos os nossos formandos-estagiários para a aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes e, sobretudo, promovemos a sua mobilização e aplicação em contecto real empresarial, através da resolução de tarefas/ actividades da realidade organizacional/ empresarial.
Temos na nossa empresa espaços multiuso, flexíveis e adaptáveis a vários tipos de actividades, estilos e ritmos de aprendizagem em contexto real de trabalho.
Connosco a componente teórica tem de estar interligada com a componente prática profissional
Defendemos aimportância de cooperação entre professores nas escolas e os formadores nas empresas no que concerne a métodos pedagógicos e de avaliação.
Concebemos o nosso ambiente de aprendizagem emcontexto real de trabalho de modo a tornar os estágios uma experiência profissional e social mais eficicaz e colaborativa.
Recorremos de forma sistemática e integrada a tecnologias digitais
Orientamos e formamos jovens nos estágios curriculares que oferecemos tendo como base os instrumentos de uma qualificação baseada em resultados de aprendizagem – aquilo que o formando deverá ser capaz de saber e saber fazer estará alinhado com as acções competentes que deverá realizar em contexto real de trabalho.
Para os nossos estagiários temos implementado o “SPOT de Aprendizagem Individual” (similar ao que as Indústrias têm implementado nas suas oficinas “Oficina de Aprendizagem Individual”), pois com a contínua acelaração tecnológica, a inovação dos processos de produção e a transformação dos modelos de negócio, requerem-se profissionais em actualização permanente das suas competências e atitudes face ao local e mercado de trabalho.
O SOPT de Aprendizagem Individual em contexto real de trabalho que temos disponível para os nossos estagiários visa:
- Conceber formação em contexto real de trabalho baseada nos resultados da aprendizagem
- Oferecer recursos didácticos de suporte de modo a facilitar a sua progessão no espaço físico e pedagógico sob a orientação de formadora/tutora experiente nas funções empresariais que exerce e devidamente certificada a nível académico, pedagógico e de orientação profissional
- Utilizar estratégias e ferramentas de avaliação cada vez mais orientadas para os resultados de aprendizagem efectiva em contextos laborais – “O formando deverá estar apto a produzir”
- Oferecer um Layout – Espaço fundamental para a organização e desenvolvimento da formação num ambiente empresarial de elevada complexidade. Todo o espaço de formação em contexto real de trabalho foi redesenhado para facilitar o percurso dos formandos ao longo do seu próprio processo de aprendizagem, estimulando a autonomia e a iniciativa própria – O SPOT de Aprendizagem Individual que temos disponível para os nossos estagiários pretende ser um “Learning SPOT” (In “Dirigir & Formar, nº 17, Outubro-Dezembro 2017, Revista do IEFP e respectiva Separata “Inovação de Práticas na Formação”)
Aceitamos formandos-estagiários para os nossos espaços de Formação em Contexto Real de Trabalho.
A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir e é objeto de regulamentação própria.
Aceitamos Formandos-Estagiários dos cursos de:
345033 Técnico/a de Apoio à Gestão
213006 Técnico/a de Multimédia
A Coordenadora deste departamento, com funções de formadora-tutora é a Dra. Sandra Guerra que, ao longo de 20 anos, para além de formadora de cursos de aprendizagem, cursos de formação e educação e cursos profissionais foi coordenadora de estágios em empresas, com funções de formadora/tutora-orientadora.